Hoje tive a oportunidade de entender melhor isso de Performance nos cabeçotes , como sempre o Professor AG foi extremamente didático.
Tanto o 318" do Marrom quanto o 360" do Branco tem os Cabeçotes trabalhados (2.02/ 1.60 INOX) pelo Professor AG, as fotos no final deste "post" são dos dois carros.
Compartilho com vocês o que ele me mandou por e_mail.
Valeu Professor!!!
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"Temos três Cabeçotes LA 318” aqui no Brasil (Original Chrysler Brasil).
O original a Gasolina, o do Álcool com 55cc e o do Álcool com 45cc.
Em teoria, o de 55cc dá 10:1 e o de 45cc dá 12:1. Não é assim. Nem chega a
10:1 no de 55cc e nem perto de 11,5:1 no de 45cc.
Explicação:
A grande diferença que tem nos cabeçotes do Álcool é que no furo
central do lado da admissão não sai gás quente do escape. Não tem
neles o duto ligando as portas de escape dos cilindros centrais de um
lado pro outro do motor.
central do lado da admissão não sai gás quente do escape. Não tem
neles o duto ligando as portas de escape dos cilindros centrais de um
lado pro outro do motor.
O aquecimento do coletor do motor a Álcool é feito por água mesmo, do sistema de refrigeração. Como a admissão de Álcool é MUITO diferente da de gasolina, ela tem uma câmara gigantesca que fica cheia d’água e assim o motor a Álcool funciona melhor.
Só que os dutos do Álcool 55cc são MUITO mais apertados que os do cabeçote a gasolina.
Como a câmara é menor, desce de 63cm³ para 55cm³ você ganha praticamente 1 ponto de taxa com a troca e 1 ponto de taxa faz o carro andar mais.
Só que você pode, se for o caso, cortar 1 mm no topo do bloco e ganhar o mesmo aumento. Como a câmara de combustão não é redonda e não ocupa toda a área do cilindro, o rebaixamento tem que ser maior para ganhar o mesmo volume.
Tipicamente, se cortar 1 mm em bloco você ganha 9 cm³, que em motores perto de 5 litros vale 1 ponto de taxa.
Os cabeçotes de 45 cc, que saiam nos últimos motores, pintados de
laranja (os primeiros a Álcool eram cinza) são ainda mais apertados
que os de 55.
laranja (os primeiros a Álcool eram cinza) são ainda mais apertados
que os de 55.
Logo esquece eles (Cabeçotes do ÁLCOOL) para uso em Performance.
Se você quer Performance, pega os de 63cm³, instala válvulas maiores,
que podem ser de 1.88/ 1.50, ou 1.88/ 1.60 ou 2.02/ 1.60.
que podem ser de 1.88/ 1.50, ou 1.88/ 1.60 ou 2.02/ 1.60.
Quanto maior a de admissão mais cuidado você vai ter que ter, porque fica
super fácil de haver contato com a cabeça do pistão se você usar um
comando mecânico grande com mais de 1/2" de levante.
super fácil de haver contato com a cabeça do pistão se você usar um
comando mecânico grande com mais de 1/2" de levante.
Os pistões TEM que ter cavas grandes especialmente no local da válvula de admissão e tem que se medir DIREITO se há pelo menos 1/8" de folga nos pontos que a válvula chega mais perto do pistão.
Pela minha experiência, se eu for fazer com comando mecânico, eu usaria 2.02/ 1,60, inox, válvulas forjadas de uma peça só, sem solda, com molas corretas e recomendadas para o comando, e com muita atenção no quesito folga operacional da válvula.
Estes cabeçotes do gasolina de 63cc permitem MUITO retrabalho, permitem que se tire toda a base da guia na abóboda sobre a válvula e permite que se aumente a área da seção transversal do duto em seu ponto mais apertado em coisa de quase 40%, o que proporciona um aumento ENORME de fluxo sem perda de velocidade no corpo do duto, se analisado de uma forma continua.
No caso do 360”, o que você ganha com o aumento de deslocamento é tão notável, que o trabalho de cabeçote representa muito menos em proporção ao que representa para um 318” normal. Mas se fizer, se sente uma boa diferença.
Alexandre Garcia"
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Fotos do Cabeçote do Marrom - Motor 318"
Fotos do Cabeçote do Branco - Motor 360"
Na foto abaixo o original esta na frente e o Trabalhado atrás
Não tenho muito conhecimento, gostaria de uma sugestão....tenho um 318 brasileiro(original alcool) porém rodando na gasolina. Tenhu um cabeçote zero e o outro trincado. Estou tendo dificuldades fe encontrar um cabecote alcool. Porém encontrei um par do motor mais antigo ( gasolina). Posso montar normalmente? Vou ter alguma perca? Devo trocar o coletor também?
ResponderExcluirSe vc montar com cabeçote a álcool e com um a gasolina o motor vai funcionar "manco" pois do lado que tiver com cabeçote a gasolina vai ter menos taxa do que com o lado que tiver com motor a alcool. Eu tenho um cabeçote de álcool sobrando, se ainda tiver interesse me chama no whatsapp 61982838866. Abraço.
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